1º DE OUTUBRO – DIA INTERNACIONAL DO IDOSO RESPEITAR A PESSOA IDOSA É RESPEITAR O PRÓPRIO FUTURO

O número de idosos deverá representar 22% da população mundial em 2050 e, pela primeira vez na história da humanidade, haverá mais idosos que crianças no planeta.

No estado de São Paulo a transformação na estrutura etária populacional já é uma realidade. Hoje a população idosa representa 12,2% da população total do estado (cerca de 5,1 milhões de pessoas).

O novo perfil populacional demanda ações efetivas e integradas dos municípios para garantir o envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e também uma nova postura diante do envelhecimento.

Para atender este desafio o município de São João de Iracema, possui um Centro de Convivência do Idoso - CCI. Espaço de convivência, socialização, onde idosos com 60 anos ou mais podem participar. Ou seja, trata se de um equipamento de Proteção Social Básica de caráter preventivo, contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

As atividades socioeducativas ofertadas no CCI são em parceria com a equipe do CRAS, e as atividades físicas são realizadas sob acompanhamento e supervisão de um profissional habilitado.

Considerada por muitos um remédio para o corpo, as aulas de hidroginástica, são ideais para idosos, além de fortalecer a musculatura e reduzir a perda da massa óssea; na água o impacto com o meio físico é muito menor, reduzindo o risco de ocorrer lesões.

As atividades em grupos são mais prazerosas e também as mais procuradas, aproximadamente 100 pessoas freqüentam a piscina aquecida.  As turmas de hidroginástica são sempre exclusivas para masculino e feminino.

Temos como objetivo melhorar a expectativa de vida e retardar os efeitos do envelhecimento com a preservação da capacidade do sistema funcional, principalmente o muscular.

A Prefeitura Municipal de São João de Iracema em parceria com o CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social, promove ainda Atividades de Lazer para os Grupos de Idosos da 3ª Idade e Grupo BPC/ Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – SCFV, tais como: passeio no Barco Odisséa, Pesqueiro, Jogos Intergeracionais, entre outros.

As ações têm como intuito oferecer aos idosos lazer e qualidade de vida, resgatando os vínculos familiares e comunitários, promover o diálogo, descobrir suas potencialidades a partir da diversão em conjunto.

Assim temos a certeza de contribuir para uma “Vida Idosa” mais saudável e feliz.

Equipe CRAS

03/10/2018