1º DE OUTUBRO – DIA INTERNACIONAL DO IDOSO RESPEITAR A PESSOA IDOSA É RESPEITAR O SEU FUTURO

O número de idosos deverá representar 22% da população mundial em 2050 e, pela primeira vez na história da humanidade, haverá mais idosos que crianças no planeta.

No estado de São Paulo a transformação na estrutura etária populacional já é uma realidade. Hoje a população idosa representa 12,2% da população total do estado (cerca de 5,1 milhões de pessoas).

O novo perfil populacional demanda ações efetivas e integradas dos municípios para garantir o envelhecimento ativo do idoso, fortalecendo seu papel social e também uma nova postura diante do envelhecimento.

Para atender este desafio o município de São João de Iracema, possui um Centro de Convivência do Idoso-CCI. Espaço de convivência, socialização, onde idosos com 60 anos ou mais podem participar. Ou seja, trata se de um equipamento de Proteção Social Básica de caráter preventivo, contribuindo para o envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

As atividades socioeducativas ofertadas no CCI são em parceria com a equipe do CRAS, e as atividades físicas são realizadas sob acompanhamento e supervisão de um profissional habilitado.

Considerada por muitos um remédio para o corpo, as aulas de hidroginástica, são ideais para idosos, além de fortalecer a musculatura e reduzir a perda da massa óssea; na água o impacto com o meio físico é muito menor, reduzindo o risco de ocorrer lesões.

As atividades em grupos são mais prazerosas e também as mais procuradas, aproximadamente 100 pessoas freqüentam a piscina aquecida.  As turmas de hidroginástica são sempre exclusivas para masculino e feminino.

Temos como objetivo melhorar a expectativa devida e retardar os efeitos do envelhecimento com a preservação da capacidade do sistema funcional, principalmente o muscular.

A Prefeitura Municipal de São João de Iracema em parceria com o CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social, promove ainda Atividades de Lazer para os Grupos de Idosos da 3ª Idade e Grupo BPC/ Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos –SCFV, tais como: passeio no Barco Odisséia, Pesqueiro, Jogos Intergeracionais, entre outros. 

As ações têm como intuito oferecer aos idosos lazer e qualidade de vida, resgatando os vínculos familiares e comunitários, promover o diálogo, descobrir suas potencialidades a partir da diversão em conjunto.

Assim temos a certeza de contribuir para uma “Vida Idosa” mais saudável e feliz.

Equipe CRAS

Palavras-chave

Dia Mundial do Idoso 2018

25/10/2018

Dia Mundial do Idoso 2018
Dia Mundial do Idoso 2018
Dia Mundial do Idoso 2018
Dia Mundial do Idoso 2018

Comentários

Indique para um amigo

Use este formulário para indicar esta postagem para um amigo.

Mais notícias