Bidila, do MDB, é eleito prefeito de São João de Iracema | São João de Iracema
Bidila, do MDB, é eleito prefeito de São João de Iracema

O novo prefeito de São João de Iracema, Bidila (MDB), toma posse nesta sexta-feira (1º). Além dele, 9 vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.

O prefeito Valdir Candido Ribeiro tem 57 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de servidor público estadual e tem superior completo. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 570.000,00. Já o vice Lula (Luiz Augusto Torres), do MDB, tem 64 anos, é casado, declara ao TSE a ocupação de produtor agropecuário e tem ensino fundamental incompleto. Ele tem um patrimônio declarado de R$ 680.000,00.

O prefeito e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. A maior bancada da Câmara será do MDB, com 4 vereadores.

Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com secretários que são nomeados. O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal.

Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município.

Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente.

Os vereadores de São João de Iracema vão representar 1.932 habitantes. A cidade paulista tem um PIB de R$ 3.486.437,00 e um IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,748, segundo a última medição do IBGE, que é de 2010. O IDH vai de 0 a 1 – quanto maior, mais desenvolvida a cidade – e tem como base indicadores de saúde, educação e renda. A média no Brasil é de 0,765, segundo dados de 2019 divulgados em 15 de dezembro de 2020 pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Por G1 Rio Preto e Araçatuba