São João de Iracema dá os primeiros passos buscando inserir o gosto pelo Carnaval na Comunidade

São João de Iracema vem tentando implantar um modelo local dessa comemoração, colocando inicialmente à disposição da comunidade, barracas para a apresentação de shows e/ou diversão dos presentes; bem como, brinquedos infláveis para as crianças até 12 anos de idade, numa parceria da Prefeitura e Câmara Municipal que ocorreu entre os dias; um e cinco de março de 2019, permitindo que os que não pudessem se deslocar para festas maiores na região, não ficassem impossibilitadas de comemorar; participando, dos festejos de Momo.

Calendário; é onde moram os dias, e o "carnaval"; é uma oportunidade praticamente obrigatória de ser feliz, com data marcada. Uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo, tendo sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha; acontecia, num período anterior a quaresma tendo, portanto um significado ligado à liberdade.

Eram os três dias de festas que precediam a quarta feira de cinzas, hoje acrescidos por outros três, por conta da citada liberdade que; democraticamente, grande parte do povo brasileiro “anexou” ao domingo, segunda e terça, originalmente utilizados para o evento.

Carnaval é uma palavra que tem origem no latim "carna vale", o que significa dizer "adeus à carne" e; envolve uma festa pública e/ou desfile, combinando alguns elementos circenses, máscaras e uma festa de rua pública.

As pessoas usam trajes durante muitas dessas celebrações, permitindo-lhes perder a sua individualidade cotidiana e experimentar um sentido elevado de unidade social. O carnaval chegou ao Brasil através das festas que ocorriam na Europa, principalmente na Itália e na França, no século XVII.

Na região noroeste de São Paulo, alguns municípios já o tem desenvolvido há mais tempo que outros, “arrastando” os foliões de outras comunidades, que ainda ensaiam os primeiros passos.

Matéria: Paulo Loureiro